Semana de formação

A Semana de Formação de Professores do Estado de Goiás, realizada na regional de Quirinópolis teve participação maciça dos professores. Foram 02 polos dias 17 e 18 de janeiro em Quirinópolis atendendo Quirinópolis, Gouvelândia e Inaciolândia; 21 e 22 em Paranaiguara, envolvendo Cachoeira Alta, São Simão/Itaguaçu e Paranaiguara. Foram dias de muito aprendizado e troca de experiências segundo relato dos participantes, que aguardam ansiosos por mais capacitações, planejamentos e encontros que façam a diferença para professores e alunos.

Coordenadores de pais


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comunica que o prazo para inscrições no Processo Seletivo Simplificado para contratação de pais, mães ou responsáveis por alunos – que vão atuar como “Coordenadores de Pais” - foi prorrogado até 15 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever aqui, no site da Seduc. São oferecidas, nesta seleção, 1.114 vagas - uma contratação para cada escola da rede pública estadual.
O “Coordenadores de Pais” é um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), com apoio da Fundação Itaú Social, e que busca, entre outras finalidades, aumentar a participação das famílias no cotidiano escolar dos estudantes. Além disso, esta iniciativa contribuirá para a identificação e a rápida solução de problemas como, por exemplo, aqueles relacionados à evasão escolar e ao baixo rendimento dos alunos em sala de aula. “É um olhar mais próximo das famílias, pois estes coordenadores vão lidar diretamente com os outros pais. Será um elo; eles farão a ponte entre os responsáveis pelos estudantes e as atividades das unidades educacionais”, explica o superintendente de Acompanhamento dos Programas Institucionais da Seduc, Erick Jacques Pires.
Os candidatos aprovados cumprirão carga horária de 40 horas semanais, distribuídas pelo número de turnos oferecidos por cada escola. Eles ficarão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades no âmbito da organização escolar – que devem estabelecer o elo “escola-família” a partir de ações que envolvam os familiares e auxiliem os pais dos estudantes a apoiar e acompanhar o aprendizado de seus filhos. “A Secretaria de Educação disponibilizará uma linha telefônica para cada escola para que estes coordenadores estejam em contato permanente com outros pais. Eles também visitarão as residências destas famílias”, ressalta o superintendente.
As inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de fevereiro maiores informações entrem no site: http://www.seduc.go.gov.br


Diário eletrônico


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional e Núcleo da Escola de Formação, informa que 21 escolas da rede pública estadual foram selecionadas para a fase experimental de implantação do “Sistema de Gestão Pedagógica: Diário Eletrônico”, que fará a migração automática do controle da frequência diária dos estudantes – realizado pela secretaria de cada unidade educacional - para o diário do professor.
O “Sistema de Gestão Pedagógica: Diário Eletrônico” é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação deste projeto, além da extinção da chamada diária dos estudantes dentro das salas de aula, as notas e avaliações de cada aluno serão inseridas pelos educadores no “Diário Eletrônico” e, automaticamente, serão lançadas nos boletins escolares. Assim, evita-se a sobrecarga de trabalho dos professores e, principalmente, contribui com a economia financeira das escolas na compra de diários de papel.